Ao acaso…

Chegou ao fim. E o final foi assim! 1890 km… um lindo final de tarde. 3 novos amigos!

20160115_110905

Foram 8 dias inesquecíveis. A viagem não tinha sido planejada, foi ao acaso, olhando uma revista de moto, e lá estava: Tour Patagonia- Triumph Experiance. Logo de cara alguma coisa no meu coração bateu forte já sinalizando que era aquilo que eu queria para minhas férias. Mas tinha dúvidas… viajar sem conhecer ninguém, sendo mulher soa ainda mais difícil.  Mas decidi. Gosto de moto será um pequeno desafio. Claro que depois de tudo certo começaram a surgir várias expectativas. Expectativas podem estragar sua viagem… nem tudo sai certo…Para encurtar : A viagem foi além das minhas expectativas. O grupo (pequeno) formado pelo Thales (guia), Dariuzinho (dirigia a Van que nos acompanhava para dar suporte ) Lucas e eu foi ótimo! Todos sempre dispostos a qqr coisa, saíamos pela manhã e voltávamos depois do jantar… lá pelas 24h… Quando se está em um grupo assim o cansaço desaparece. A experiência foi única.  Espero poder repetir!

As paisagens como já escrevi em outros posts”sao de tirar o fôlego. As estradas deliciosas, retas , curvas , subidas e descidas… on road e off road. “FORMIGA” fazia o percurso como se estivesse dançando…Queria descrever mas não sei como. Resolvi filmar um pouco, mas minha falta de experiência com blog não me ajuda… Mas enfim coloco aqui uma pequena parte da história. ..

Nosso último dia de moto teve várias paradas… Nos 7 lagos. Nos aventuramos até em uma estrada há de terra. Confesso que em uma parte “camelei bastante” com a “Formiga” dançando pra lá e para cá.  Acho q foi uma maneira dela me falar, tá na hora de um curso off road não? Mas gentil como em toda viagem não me derrubou.  Thales e Lucas sempre me ajudavam quando parávamos em um piso inclinado pois eu tinha receio de ao montar na moto pudesse derruba-la. Estes o faziam sempre com boa vontade.

Nadar no lago estava fora de questão. .. Mas pelo menos colocar as botas… tinha que ser…

Almoçamos em Villa la Angostura em um lugar bem pitoresco e depois continuamos nossa viagem até Bariloche. Nosso destino final. Poucos kilometros nos separavam do final da viagem… Mas claro que novamente fomos surpreendidos: de repente, em uma grande reta um forte vento soprava LITERALMENTE empurrando as motos para o lado. A 1a vez estava indo ultrapassar um carro quando simplesmente a moto foi empurrada para o outro lado. Desta vez tomei um pequeno susto. Depois por vários momentos ,na reta, eu era jogada para o lado tendo que constantemente corrigir o percurso da moto…Me veio a cabeça que ao invés de FORMIGA tinha que ter dado o nome de CARANGUEJO para a moto. Ela ia de lado. .. Não parava de rir dentro do capacete… literalmente ria e focava para andar reto…FOI DEMAIS!!!

Acabo este post com o coração apertado, lágrimas nos olhos por todos estes momentos. Agradeço  mais uma vez todo este time maravilhoso que não teria como fazer nada melhor. Paisagens, companheirismo, conversas e conversas enfim : Obrigada. E claro: para Formiga , meu maior agradecimento. Por ter sido tão gentil e generosa.

Abaixo algumas fotos “backstage “… E uma gravação de um dos lagos…

 

Fonte das fotos: Thales, Lucas, Dariuzinho e Bel

 

 

 

 

 

Amo MUITO!

 

Amo MUITO!

Eu adoro curvas. QUANTO MAIS MELHOR. Hoje saímos de Pucón passamos pela alfandega e voltamos para Argentina com destino a San Martin de Los Andes.  Desnecessário falar que as estradas e as paisagens continuam surpreendendo. Uma árvore no meio da estrada… quem diria?

20160114_114143

Subimos a Cordilheira dos Andes, dirigimos ao lado das altas paredes rochosas, fizemos curvas e mais curvas até chegar na alfandega, onde a paisagem mudou. Uma área mais ampla com vista para o vulcão Lanin .

Interessante que até a saída do Chile a estrada segue em asfalto. Entre a saída do Chile até um pouco depois da aduana na Argentina seguimos por um bom tempo em uma estrada off road.

Fiquei pensando o porque deste espaço não estar asfaltado. Fiquei especulando  q nenhum dos dois países querem colocar dinheiro em uma área de divisão. .. Será? ..kkkkkk? ?? Enfim muito  estranho. Mas para nós de moto um divertimento extra!

San Martin de Los Andes: a cidade é muito bonitinha. Pequena, mas arrumadinha. No verão os visitantes andam de bike, fazem caminhadas, pescam. No inverno esportes na neve. Fomos direto almoçar e dividimos 3 tipos de carnes. Um almoço bastante agradável. As lojas estavam fechadas pois fecham geralmente das 12h-16h. Na verdade tem lojas que abrem as 17h outras as 18h uma boa confusão . Mas aí ficam abertas até as 22h. De fato uma cidade mais noturna.

Muitos e muitos anos atrás vim com amigos para esquiar nesta charmosa cidade. Naquela época  já era muito bonita. Lembro-me bem alguns momentos; esquiando..de parar várias vezes nas cabanas que ficavam próxima a pista para comer empanadas. Ou de um grande tombo em uma pista vermelha. Já a cidade, se não me falha a memória, tinha ruas de terra. O tempo passa, o progresso chega, as ruas são asfaltadas as lojas vendem as grandes marcas. Mas agora no verão, o que reina por aqui são as lojas de bike, para comprar para alugar… andando para cidade podemos avistar  lojas de ski de venda e  aluguel. Mas estão fechadas esperando a estação chegar…

Mais um trecho desta viagem concluído. Mais um trecho que surpreendeu…rodando por um trecho da “RUTA40”

Screenshot_2016-01-15-00-08-26-1

Amanhã rumo a Bariloche passando pelos 7 lagos. Minha intenção  é poder trazer um pouco desta “magia  das estradas” para todos… Quem sabe será possível.

Abaixo a Van de apoio , dirigida pelo “Dariuzinho” , que vem nos acompanhando e dando todo o suporte necessário.

DSCN0219.JPG

 

Comendo poeira

Hoje o dia tinha tudo para ser calmo. Estamos em Pucón e a idéia seria subir na parte da tarde o vulcão Villarrica. O vulcão continua ativo e em março de 2015 teve uma erupção. Pela manhã pode se notar uma fumaça saindo da boca do vulcão.  Lindo de se ver.

Claro que o dia não foi assim. Aliás o dia foi tudo menos tranquilo. Quem aproveitou tranquilamente foi “Formiga”. Fazendo o que ela mais sabe fazer… andar em terrenos diferentes (on road e off road). Hoje teve de tudo. Muito on road, com estradas retas , curvas, com subidas e descidas. E MUITO mas bota MUITO off road. Até agora estou com a poeira nos olhos, orelhas, garganta….

Se eu aproveitei? DEMAIS!!!! Mas não foi nada tranquilo, não tenho experiência em terrenos off road então tive que literalmente “suar a camisa”. Atenção redobrada para tudo que eu fazia. Agradeço a “formiga” por me ajudar em vários momentos com sua eletrônica ajustando a tração e ABS nos momentos cruciais. Com o passar do tempo fui ficando mais familiarizada com o terreno off road e por alguns momentos pude relaxar. Mas logo voltava toda a atenção às pedras, pedregulhos, terra , areia etc…

Iniciamos nosso passeio conhecendo à região. Inicialmente por estradas asfaltadas , com lindas vistas. Logo em seguida já pegamos uma estrada de pedrinhas e subimos para um local com visão privilegiada.

Ficamos um tempo olhando a vista. .. Eu aproveitei para tentar descansar já deste primeiro trecho off road. Descemos o morro (aínda off road) e caímos em uma linda estrada asfaltada que nos levou ao lago.

Paramos para tirar fotos… E eu descansar novamente …kkk

A estrada é a estrada dos sonhos de qualquer motociclista; cheia de curvas, subidas e decidas com um visual de arrepiar.

DSCN0181_1-1

Me apaixonei logo a primeira vista. Repare as curvas entrando no meio das rochas…

Mais curvas…mais rochas…E para piorar um lindo lago azul! De tirar o fôlego.

20160113_131643

E tinha sonho para todo tipo de motociclista… Eu definitivamente me sentia uma criança em parquinho de diversão.

DSCN0189.JPG

Por estas estradas fomos em direção de um super hotel spa: o Huilo Huilo hotel spa. .. um hotel de tirar o fôlego! Mas claro que para chegar lá também perdi o fôlego. .. Mais estrada de terra, pedregulhos e sei lá mais o que.

Queria levar todos nesta viagem de estradas… Mas definitivamente só estando lá para sentir está emoção de andar em um lugar tão especial. E como tudo que é difícil tem seu prêmio, neste caso não poderia ser diferente…

Chegamos no hotel. Suados, empoeirados mas com a sensação gostosa de vitória. Almoçamos  olhando para mais uma vista linda.

16horas. ..o sol ainda brilhava. Aliás uma coisa que ainda não tinha me acostumado… este sol fica até tarde… Hoje 19 horas estava ainda claro.  Bom, continuando…. 16horas, pegamos a moto e agora era tentar subir o vulcão Villarrica. O Thales nosso super guia, já tinha mencionado que a estrada normal não ia até lá em cima… então claro o final era de matar!!!! Terra, pedras, pedregulhos….

Subimos na moto e lá fomos nós pelas estradas em direção a minha , agora, maior meta!

DSCN0185

Queria muito conseguir subir…Mas tinha uma ponta de dúvida. .. um medo. Meu corpo estava cheio de adrenalina… iniciamos a subida… respirei…o medo me mostrava que tinha que ter cautela, o que era bom. A adrenalina me mantinha atenta…

Missão cumprida!!! Agradeci a “formiga”. O Thales elegantemente bateu na minha mão, como meta atingida!!! Sorri e por dentro uma sensação de leveza junto com um turbilhão de emoções. Bom demais fazer o que a gente gosta!

Na volta ainda Paramos nas lojinhas de artesanato. .. Me dei uma merecida lembrança. Amanha, ou melhor ,hoje pois já passou da meia noite…iremos cruzar a fronteira de volta p Argentina  em direção a San Martin de Los Andes…

Fonte fotos: Thales, Lucas, Bel

 

 

 

 

 

 

 

 

Todo o tempo do mundo

Hoje o destino foi Pucon. Nos despedimos de Castro e saímos da ilha na balsa com direito a ultima olhada nos leões marinhos. E Pucón fica logo ali……tipo a 514 kilometros perto…

2016-01-13_00.03.22

O percurso foi parte via expressa e depois lindas estradas secundarias.  Teve chuva, tempo nublado e sol…e claro muito pernilongo grudado na viseira e no capacete…

Viajando de moto uma distância destas vc tem bastante tempo para pensar. Tem todo o tempo do mundo. Lembrei do mercado financeiro alguns momentos, quando passava pelos postos Petrobras ou avistava um banco Santander. Mas estou de férias então logo me forçava a pensar em algo novo.

Para mim a sensação de andar de moto é sempre boa e tentei achar alguma explicação de porque gosto tanto. A verdade é que não sei…talvez porque diferente do carro vc e a moto estao “juntos” uma equipe. O vento e a chuva que bate em seu corpo é o mesmo que chega na moto. Não temos proteções como air-bag , portanto a segurança da moto garante a minha  e vice-versa. ..piegas ou não, é a sensação de PARCERIA e LIBERDADE.

No caminho paradas para fotos em lugares que pareciam de alguma maneira especiais. Mas mesmo uma foto não capta o “momento”. Os importantes ficarão  na memória e, se de fato forem importantes serão lembrados em uma  narrativa em outras ocasiões, talvez anos depois.

Thales, Lucas e “Dariuzinho”certamente contribuem  para esta agradável viagem. Agradáveis, topam tudo, estão sempre dispostos. As vezes questiono se dei sorte ou se a maioria das pessoas que gostam de moto são assim, leves, divertidas, sempre contribuindo com algo novo. Aí lembro com saudades das pessoas com quem ando de moto e de novo piegas ou não  me vem a cabeça : PARCERIA e LIBERDADE.

2016-01-13_00.04.06

Cansados, chegamos a Pucón. Jantamos em um agradável restaurante e amanhã devemos ver até que altura chegaremos no vulcão …

Termino este “post”piegas mais piegas ainda: Todo o tempo do mundo não me garantiria o que  tenho em alguns momentos de parceria e liberdade.

 

Fonte das fotos: Thales, Bel

 

 

Ilha Grande de Chiloé

Dia cheio de surpresas…saímos de Puerto Varas em direção  a Castro. Logo que saimos finalmente sentimos o ar gelado batendo no corpo… ja era tempo… caracteristica da regiao. Nada que atrapalhasse. O dia estava cinza … e logo depois por poucos minutos uma pequena garoa que nao deu nem para limpar a viseira do capacete. Castro fica na Ilha grande de Chiloe, que por sua vez está no oceano Pacífico. Para chegar pegamos uma balsa.

IMG-20160111-WA0018

 

Ao longo da travessia mais novidades, muitos pássaros e vários leões marinhos. Ficavam próximo a balsa sem medo algum , pulavam pegavam peixe, ou simplesmente apareciam com a cabeça para fora da água.

 

Logo ao chegar avistamos as palafitas, coloridas.. passando rapido de moto não deu para tirar fotos, quando, para minha surpresa, continuamos um pouco mais e fomos parar direto no cartão postal da cidade!

Lindo não?!!Ficamos contemplando por um tempo. Bonito demais! Já tinha feito meu dia!!! Mas não… saímos e fomos almoçar alguns kilometros mais a frente…

20160111_140813

Restaurante iscamar. Da uma olhada no local… DEMAIS!!! PRONTO agora já deu… Dia cheio de novidades… almoço gostoso compania pra lá de boa (Thales e Lucas). Final do almoço. Thales pergunta :”querem andar mais de moto conhecer um pouco ou ir para o hotel”. Aqui entra a nota da autora, ontem andamos o dia todo nosso jantar acabou por via das meia noite.. Hoje já estávamos andando pela manhã. .. Mas macaco quer banana? Claro que quer!!! E nós prontamente respondemos que andar mais de moto e ver a ilha!

Mais e mais surpresas… estradas deliciosas, a Costa linda… pistas para todos os gostos.. . On road e off road. Tinha até placa mostrando risco de Tsunami!!!!

DSCN0083

Ficaria horas contando, mas não dá então espero que as fotos mostrem um pouquinho.

Estou no quarto agora… A cama da para uma enorme janela… a vista… so mostrando…

GOPR0259_1452549524885_low

Ruim né? Paro por aqui..

Fonte fotos: Isabel, Thales, Dariuzinho”

 

 

 

 

 

 

 

9AM-7PM. E foi pouco…

Saímos as 9 da manhã.  E pelo título deste post já está claro que chegamos no hotel depois das 19h com gostinho de quero mais!

A saída de Bariloche foi tranquila. Costeando o lago em direção a Vila Angostura. Um lindo e calmo lago a nossa direita …E as montanhas a frente. Ao longo do período a paisagem foi mudando.  De árvores cheia de folhas verdes a uma indescritível estrada rodeada por árvores sem folhas, estrada com rochas, estrada totalmente aberta quase sem vegetação.  Nosso objetivo final era Puerto Varas no Chile. Dia em que fizemos alfandega. Até isto foi gostoso, mesmo que demorado.

2016-01-11_00.00.42

Logo no início já liguei o som do capacete e a 1a música que me lembro , e aqui deixo claro q não necessariamente foi a 1a música a tocar. FOI FORÇA ESTRANHA  cantada pela Ana Carolina. Caiu como uma luva junto com a paisagem , o clima. “O sol ainda brilha na estrada e eu nunca passei… por isso uma força me leva a cantar…”

Antes de chegar ao nosso destino fomos ver o vulcão Osorno. A estrada cheia de curvas e as forte subida tornava o objetivo mais atrativo e desafiador. Nessa hora mesmo com música de fundo a atenção estava para cada curva, cada marcha…

2016-01-11_00.04.41

Desde o início do dia até o final passamos por diversos motociclistas , e sempre que cruzavamos havia algum tipo de saudação; com a mão com a cabeça.  Engraçado ninguem se conhece, provavelmente nunca nos encontraremos mas este gesto simples e gentil tornava o momento ainda  mais forte. Espero levar mais isto para meu dia dia… sorrisos , um olhar um bom dia para todos . Sem perceber faz a diferença.

Acabo aqui este post, com uma boa dor no coração , junto com um aperto no estômago de tantas coisas que foi possível , olhar, apreciar, refletir.

O time Patagonia 2016; Thales,Lucas e “Dariuzinho” são sempre gentil, tornando a viagem aí da mais agradável. Agradeço aqui a eles.

Fonte das fotos: Lucas,Thales,Luiz Gustavo  (Dariuzinho) e Isabel

 

 

 

Formiga

D-0 do inicio: Hoje conheci a moto que irei usar. Para a maioria das pessoas não significaria nada. Para mim tem uma sensação diferente; Acredito que é uma “maquina” que temos que ter respeito. Uma equipe faz toda a diferença em um passeio. Este respeito maquina-piloto pode te salvar de situações difíceis.  SEMPRE dei nome nas minhas motos. Estranho, talvez …Nas estradas vamos conversando. Agradeço sempre ao final pelo passeio. Seja com um olhar, as vezes falando, as vezes dando duas batida  no motor.

Tenho certeza  que se alguém já me viu fazendo isto devem achar, com certa razão que sou louca.  Tento ser discreta.

 

photo_editor_temp

 

 

Achei que iria olhar e já ter um nome… Mas não foi assim…

Saímos para almoçar,  Thales, Dariu e eu, pela estrada costeando o lado Nahuel Huapi até chegar em um lugar simpatico e acolhedor o restaurante o Bahia Serena… no caminho a vista das cordilheiras… com neve em seu topo.

No início frio na barriga tentando acostumar com uma moto tão diferente da minha “pequena naked”

2016-01-09_18.40.32

Na volta ganhei um pouco mais de confiança. Desci da moto: Formiga! Pronto! Um animal trabalhador que tem uma extrema potência. Apesar de seu pequeno tamanho.

A cor azul, combinando com a paisagem e se diferenciando das demais que são brancas, cinzas ou pretas.

Final do dia: indo agora p um churrasco com o grupo. 😊

Patagonia agora sim!

Nota importante: Chegada a Bariloche  por onde iniciaremos o passeio. Fui a 1a a chegar. O pessoal da Triumph extremamente profissional e simpaticos. Já saímos para conhecer a cidade e comer.

Amanhã chegara o outro participante. O grupo será super exclusivo! Os Deuses estão a nosso favor Dia lindo,visual inacreditável. .

IMG-20160108-WA0020

Agora sim..o Lago Nahuel Huapi com as montanhas ao fundo já dá uma prévia do que podemos esperar. Meu voo para cá atrasou 2 vezes. Cheguei cansada e gripada… foi só caminhar perto do lago para esquecer dos pequenos problemas. Problemas?

Room with a view

Room with a view

Brisa fresca no rosto limpando a alma.Paz inenarrável.

Ficar por momentos sem olhar mensagens, e-mails, sem ler jornais e assistir TV faz lembrar que temos um mundo infinito em nossa cabeça, olhos, coração para redescobrir.

Estou feliz de uma maneira especial. Espero que as pessoas possam conseguir  este tipo simples de liberdade.

Cheguei no hotel, fui escovar os dentes e reparei: estava sorrindo!

2016-01-08_20.50.01